BEM VINDOS AO CALXMATH 2

ESTE BLOG DESCREVE UM POUCO DE SIMON STEVIN EM RELAÇÃO A HISTÓRIA MATEMÁTICA

08 dezembro 2009

Simon Stevin (1548-1620)







Matemático, Mecânico e Engenheiro Militar, Simon Stevin nasceu em Bruges, Flandres, atual Bélgica e morreu em Haia, sendo o motivo de sua morte desconhecida. Sabe-se pouco sobre o ínicio de sua vida. Seus pais eram ricos cidadãos: Anthuenis Stevin, e Catelyne Van der Poort.
Simon Stevin se casou no ano de 1610 com Catherine Krai. Tiveram, juntos quatro filhos, os quais deram o nome de Eric, Hendrik, Susanna e Levina. Hendrik entrou na Universidade de Leiden, tornando-se um famoso cientista, sendo editor da coleção dos trabalhos de seu pai.
        Stevin começou sua carreira, segundo informações, como comerciante viajando por vários países da Europa, Polônia, Rússia e Noruega.  Passou a estudar em Leiden no ano de 1581. Em 1583 entrou para a universidade local. Após se formar começou a ensinar Matemática. Em 1593, foi nomeado para um importante posto no exército holandês. Sendo autor de 11 livros, foi destaque na Trigonometria, Mecânica, Arquitetura, Teoria Musical, Geografia, Navegação. Sua primeira obra foi "Tafelen Van Interest", publicado em 1582.
         Em relação à Mecânica, suas obras foram notáveis. Suas publicações foram: Princípios da Estatística, uma espécie de continuação dos trabalhos de Arquimedes. Aplicações de Estatística e Princípios de Hidrostática.
Publicou também De Thiende em 1585, de grande influência na Engenharia, na prática comercial e na notação matemática e de grande popularidade na época. Apresentamos abaixo a página 13 desse livro:

Pg 13 do Livro 'The Thiende" Simon Stevin 





Pode-se considerar que Simon Stevin foi o iniciante da Hidrostática. Na área da Física, estudou os ramos da Estatística e da Hidrostática, demonstrando empiricamente que a pressão exercida por um fluído, depende somente de sua altura. Em Matemática, introduziu o emprego de frações e aceitou os números negativos, reduzindo e simplificando as regras de resoluções algébricas. Também se deve a ele a popularização do sistema decimal de frações, o que vialibilizou o uso divisionários de moedas, pesos e medidas em geral. Em Matemática, pode-se dizer que sua participação foi extremamente valiosa para o desenvolvimento da Álgebra.
Na área de Geometria, Stevin à apresentou baseada nos fundamentos de Arquimedes e de Euclides. Seus estudos também foram influenciados por Durer. Também apresentou importantes hipóteses de trabalho, baseadas em polígono e polímeros.
       Foi o matemático, que após 18 séculos, veio a dar grandes contribuições à Hidrostática e a Estática dos sólidos, depois de Arquimedes. Enquanto Stevin trabalhava com os princípios da Estatística, Galileu Galilei trabalhava com os princípios da dinâmica. Um, de seus maiores problemas, que lhe deu muita fama foi a de encontrar a força total da água sobre um dique. (Dique é simplesmente uma elevação de concreto ou terra construída coma finalidade de prevenir enchentes e inundações, ou até mesmo proteger cidades de rios e lagos. Também em alguns lugares do mundo são conhecidos como barragens).
        Até 1856 a única maneira de resolver esse problema era o Método da Exaustão desenvolvido por Eudóxio (uma maneira complicada). Stevin utilizou o fato de que a pressão era independente da direção sobre a superfície de um líquido. Considerou o dique como a forma de um quadrado de lado unitário, com um dos lados na superfície da água. Em seguida, imaginou o quadrado dividido em 04 faixas horizontais, tal que cada faixa sofresse uma torção de 90 º.
          A faixa superior ficava na superfície e não sustentava água nenhuma. A Segunda faixa ficava a uma profundidade de 1/n abaixo da superfície, sustentado um volume de água dado por 1*/1/n*1/n=1/n2, a terceira 2/n2 , e assim por diante. Então a força total da água sobre o dique vinha a ser a densidade da água multiplicada pelo volume total.
         Considerando então um número de faixas tender a n, teríamos o que encontramos atualmente nos livros de cálculo de hoje em dia. Olhando na nossa atual perspectiva, consideramos esta solução como propriedades de uma integral definida, tal qual solução foi apresentada 100 anos antes de Newton, quando o mesmo apresentou sua obra Principia a “'Royal Society”.
         Simon Stevin também estudou o principio de mecanismos e dispositivos. Estudando sobre tal assunto, descobriu uma importante análise para de dispositivos: O Princípio do Trabalho Virtual que é muito utilizado em Engenharia até os dias de hoje.
Também foi ele o primeiro  a constatar que dois corpos de pesos diferentes, ao serem soltos ao mesmo tempo chegam ao solo simultaneamente. Essa experiência costuma ser atribuída a Galileu, mas ele apenas a analisou melhor.   
No Magnetismo, Simon Stevin também estudou a declinação magnética, isto é, a diferença  angular entre a polo norte magnético e o polo norte geográfico. Demonstrou a impossibilidade de funcionamento de  um moto-pérputuo (dispositivo mecânico que se acreditava poder trabalhar infinitamente sem requerer energia). Também produziu o primeiro veículo com tração dianteira: o carro movido a vela.

 Carro Movido a vela 


 Escreveu também pequenos tratados, na qual estabelecia aplicações sobre alguns príncipios mecâncicos sobre acampamentos, fortificações militares, a força dos ventos, escalas musicais, etc.


Autor: Diogo Rupolo


Referências:
Boyer, Carl. B, Tópicos de História da Matemática para uso em sala de aula: Cálculo, Editora Atual, São Paulo 1993.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Simon_Stevin
http://br.geocities.com/saladefisica9/biografias/stevin.htm
http://pt.shvoong.com/exact-sciences/1919243-simon-stevin/
http://www.santarita.g12.br/matematicos/gm3/simon_stevin.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário